terça-feira, 24 de maio de 2011

Primeiro, entender o setor

Boa tarde amigos!
Este blog foi criado com o intuito de discutir assuntos relacionados a Recursos Humanos, e dessa maneira aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, bem como compartilhar informações.

Primeiramente, é interessante que se saiba o que significa RH e do que se trata esse setor tão importante nas Organizações. Para isso, estou postando um artigo interessante, encontrado no blog de Alessandro Gruber. Sintam-se a vontade para comentar e contribuir para o nosso constante crescimento!

O que o RH Faz? - Alessandro Gruber

A área de Recursos Humanos em uma empresa, tem semelhança na razão de existir com todas as outras áreas.
Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.
Então, respondendo a pergunta: o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.
Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura.
Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam as pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.
O RH também é responsável, junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.
Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, expatriações, impatriações, pagamento de salários, comunicação interna, feedback, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos, etc.
Para exercer toda essa gama de atividades, o RH se dividem em áreas ou departamentos para que os profissionais possam se especializar em um dos tipos de conhecimento e oferecer para as pessoas e a empresa o que há de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário